Jean de Florette (1986)
País: Suíça, 120 minutos
Título Original: Jean de Florette
Diretor(s): Claude Berri
Gênero(s): Drama
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080










DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
PRÊMIOS
Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra
Prêmio de Melhor Filme (Claude Berri)
Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Daniel Auteuil)
Prêmio de Melhor Roteiro Adaptado (Claude Berri, Gérard Brach)
Prêmio de Melhor Fotografia (Bruno Nuytten)
Academia Nacional de Cinema, França
Prêmio da Academia (Claude Berri)
Prêmios César - Academia das Artes do Cinema, França
César de Melhor Ator (Daniel Auteuil)
Círculo de Críticos de Cinema de Londres, Inglaterra
Prêmio Filme em Língua Estrangeira do Ano
Círculo dos Críticos de Cinema de Kansas City, USA
Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro
Sinopse: Ao deixar o exército, Ugolin retorna à casa onde mora, na propriedade de seu tio Papet. À noite, durante um jantar na casa do tio, ele fala de seus planos para cultivar cravos, como sua principal fonte de renda. Interessado em ver seu único herdeiro bem de vida, Papet lhe promete dar todo o suporte financeiro de que venha a precisar.
Como o cultivo de cravos implica num grande consumo d’água, Papet tem a idéia de comprar a fazenda vizinha, pois a mesma tem uma mina d’água. Assim, os dois vãos até lá, onde encontram seu proprietário, o Sr. Bouffigue, em cima de uma árvore. Papet lhe faz uma proposta de compra e venda, mas além de dizer que não quer nada com os Soubeyrans, Bouffigue começa a descer da árvore xingando-o. Com raiva, Papet o pega pelas pernas e o joga contra o chão. Bouffigue morre em conseqüência de uma batida forte da cabeça contra uma pedra.
Papet e Ugolin retiram-se imediatamente das terras de Bouffigue. Após o enterro, os dois tomam conhecimento que Florette é a herdeira dos bens do falecido, na condição de irmã. Certo de que ela jamais venderia algo para ele, por conta de um intenso romance que os dois tiveram no passado, até que ele a largasse para ir para a África, Papet elabora um plano para que os futuros moradores sofram com a falta d’água e lhe vendam a propriedade a um preço bem abaixo daquele praticado pelo mercado. Assim, com a ajuda de Ugolin, ele vai até o local onde se acha uma nascente, obstruída parcialmente, e a bloqueiam inteiramente com concreto, cobrindo-a em seguida com terra.
Ao voltar para casa, ele faz uma carta a uma velha amiga que mora em Crespin, pedindo-lhe notícias de Florette. Ela lhe responde dizendo que Florette acabara de morrer e que o filho dela, Jean Cadoret, um corcunda de uns 35 anos, é quem deve herdar as terras de Bouffigue. Para tornar a fazenda ainda mais desvalorizada, Ugolin sobe no telhado da casa principal e quebra uma grande quantidade de suas telhas.
Pouco tempo depois, Jean chega com sua mulher, Aimée, e com sua pequena filha Manon. Ugolin logo se aproxima deles, mostrando interesse em ajudá-los, oferecendo-lhes inclusive cerca de 50 litros d’água por dia até que eles tenham tal problema resolvido, procurando passar-lhes a idéia de ser uma pessoa generosa.
Assim, ele logo cai nas graças de Jean, mas Aimée e Manon não conseguem suportá-lo. A Ugolin, Jean fala de seus planos em relação ao cultivo da terra para sustento de sua família e à criação de coelhos como uma ótima fonte de renda. Papet fica com receio de que Anglade ou Casimir, que são primos distantes de Jean, falem sobre a nascente, o que poderia ser desastroso para seus planos.
Com o tempo, o trabalho de Jean torna-se um sucesso, com a melhor colheita da região e a magnífica proliferação de seus coelhos, que lhe rendem um bom dinheiro, o que deixa Ugolin seriamente preocupado. Entretanto, a falta de chuvas começa a se tornar um grande problema para o jovem agricultor. No começo, como suas necessidades d’água eram muito pequenas, ele resolvia seu problema com a ida a uma nascente distante onde carregava sua mula com uma quantidade que lhe satisfazia. Agora, no entanto, sem dispor de sua própria nascente, só uma razoável temporada de chuvas, que lhe permitisse fazer uma boa reserva d’água em grandes cisternas, poderia salvá-lo de um verdadeiro desastre.
Para seu desespero, a seca continua cada vez maior. Jean começa a perder tudo o que plantou, e a falta d’água faz ainda com que seus coelhos passem a morrer em massa. Sem vislumbrar uma melhor saída, ele decide localizar água subterrânea em suas terras, a fim de perfurar um poço.
Fazendo uso de uma forquilha divinatória, ele localiza exatamente o ponto onde se acha a nascente que foi bloqueada por Papet e Ugolin. Com o local identificado, ele começa a perfurar um poço, mas antes de encontrar água, ele se depara com o concreto utilizado no bloqueio. Para resolver o problema, ele usa uma banana de dinamite que, ao explodir, faz com que uma pedra o fira mortalmente ao atingir sua cabeça.
Elenco: